terça-feira, 24 de março de 2009

A PESQUISA



Estive em Florianópolis no último fim de semana e o assunto mais discutido no meio político da capital era a pesquisa do Datafolha, publicada no Diário Catarinense, para o governo do estado de SC. Como muitos analistas já comentaram, há alguns pontos discutíveis a serem analisados.
A pesquisa mostra que nos três cenários diferentes elaborados pelo instituto, a deputada Ângela Amin (PP) teria vaga garantida num eventual segundo turno, e não venceria as eleições como divulgou a pesquisa porque ela não alcançou 50% dos votos maus um, como manda a lei.
Outro ponto importante é a não inclusão do Senador Raimundo Colombo (DEM) como um dos candidatos ao governo em 2010.
Enfim, mas mesmo assim podemos tirar algumas conclusões.
Que Hugo Biehl (PP) não é tão conhecido como o casal Amin; que Dário Berger (PMDB) pode complicar a vida do Presidente do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, na corrida eleitoral e que Jorge Bornhausen (DEM) ainda ta no comando da política em Santa Catarina.
Veja abaixo os três cenários.

Cenário 1:

Ângela Amin (PP) – 37%
Ideli Salvatti (PT) – 15%
Eduardo Pinho Moreira (PMDB) – 7%
Afrânio Boppré (PSol) – 4%
Brancos e nulos – 21%
Não sabem – 16%

Cenário 2:

Ângela Amin (PP) – 32%
Leonel Pavan (PSDB) – 17%
Ideli Salvatti (PT) – 16%
Afrânio Boppré (PSol) – 4%

Cenário 3:

Ângela Amin (PP) – 34%
Dário Berger (PMDB) – 17%
Ideli Salvatti (PT) – 15%
Afrânio Boppré (PSol) – 3%
Brancos e nulos – 17%
Indecisos – 14%

Espontânea:

Esperidião Amin (PP) – 5%
Dário Berger (PMDB) – 3%
Leonel Pavan (PSDB) – 2%
Ângela Amin (PP) – 1%
Ideli Salvatti (PT) – 1%

O QUE ESTÁ POR TRÁS 1


Essa pesquisa, segundo fontes estaduais, é fruto de manobras políticas do Prefeito Dário Berger (PMDB), de Florianópolis, junto com o DEM, de Jorge Bornhausen, para tentar minar a candidatura de Eduardo Pinho Moreira.
Ele, o prefeito, ajudaria o DEM a tirar Pinho Moreira do caminho e o DEM o apoiaria para ser o vice de Colombo na cabeça de chapa da tríplice aliança.
Com essa manobra, o PSDB teria dois caminhos: sair sozinho com candidato próprio, o que acabaria limitando a chances de vitória dos tucanos, ou se manter na tríplice aliança e Pavan seria o segundo candidato ao senado junto com Luiz Henrique. Com isso, todos não correriam um risco maior de derrota e ainda poderiam emplacar as duas vagas para o Senado partir de 2011.

O QUE HÁ POR TRÁS 2



Outra coisa que a pesquisa mostra, nas entrelinhas, é que Ideli Salvatti (PT), hoje, não tem força suficiente para derrotar a tríplice aliança e que o PP, mesmo com Ângela Amin aparecendo na frente em três situações diferentes, ainda não tem um candidato forte capaz de rivalizar com o trio de ferro (PMDB, DEM e PSDB) no primeiro turno.
Com isso, assim como aconteceu em 2006 entre Esperidião e Luiz Henrique, a força do governo conta muito na hora do vamos ver.
Com a não inclusão de Raimundo Colombo, o fato principal acabou sendo o próprio senador, que apareceu mais por não estar na pesquisa do que se estivesse e também aparecesse atrás de Ângela Amin.
A pesquisa, dessa forma, ajudou muito Dário dentro do PMDB e colocou Colombo no centro da discussão da sucessão de Luiz Henrique.
Então ela cumpriu seu papel. Agradou a gregos e troianos.
E os números? Os úmeros não passaram de perfumaria.

CONTRA O TEMPO

A prefeitura de Joinville achou uma forma de usar uma verba vinda do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), de 2008, e que não foi utilizada pelo ex-prefeito Tebaldi. Como esse dinheiro tem que ser empregado na educação do município até o próximo dia 31, caso contrário tem que ser devolvido, a Secretaria de Educação da cidade decidiu pagar parte da folha, referente a março, dos professores que estão em sala de aula.
A decisão saiu na manhã de ontem em reunião com o conselho do Fundeb que é formado por representantes de Associações de Pais e Professores (APPs), diretores de escolas, técnicos das Secretarias de Educação e da Fazenda.
O conselho dá o parecer final da prestação de contas de 2008 (especificamente do Fundeb) e encaminha ao Tribunal de Contas do Estado. A
lei direciona o dinheiro do Fundeb para pagamento de folha, manutenção e conservação das escolas.

METROPOLITANO AUMENTA A CAPACIDADE



A diretoria do time do Metropolitano, de Blumenau, se mexeu rápido e vai colocar uma arquibancada metálica, no lado oposto das arquibancadas do Sesi, para aumentar a capacidade do estádio para mais de 7 mil lugares no jogo contra o Avaí, de Florianópolis.
A diretoria já colocou a venda em vários pontos da cidade os ingressos das cadeiras numeradas, da arquibancada normal e da geral, mas os da arquibancada metálica só serão vendidos no local do jogo, pois essa parte do estádio tem que passar pela vistoria dos bombeiros e da federação.
Se o Metropolitano vencer e a Chapecoense pelo menos empatar contra o Joinville, o time do Vale será o campeão do returno e vai disputar uma vaga na Copa do Brasil de 2010.
Há muito tempo que Blumenau não vivia um clima de decisão no futebol.

PODE VIR

O presidente Lula e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, podem vir para Florianópolis no WTTC (Conselho Mundial de Viagem e Turismo), que vai acontecer entre 14 e 16 de maio no Costão do Santinho.
O convite partiu do Secretario de Articulação Internacional de SC, Vinicius Lummertz, que esteve em Dubai com o governador Luiz Henrique para também divulgar o evento.
Lummertz espera a confirmação de Lula e de Cristina Kirchner até o fim do mês de abril.

FUMO EM AMBIENTE FECHADO

O vereador Márcio de Souza (PT), de Florianópolis, encaminhou uma solicitação ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e para o Departamento Estadual de Trânsito de SC (Detran/SC), para que os mesmos iniciem uma campanha educativa de proibição do fumo em veículos que estejam transportando crianças.
Há, no Brasil, a lei federal 9.294/96, e em Santa Catarina a lei estadual 7.592/89, que proíbem o fumo em ambientes fechados.
O vereador quer que haja uma consciência maior entre os motoristas, principalmente de vans e ônibus escolares, para que esse tipo de exemplo não seja seguido pelas crianças.
Toda campanha que ajude a diminuir o uso do cigarro é valida, principalmente aquelas que beneficiem as crianças.

MARASMO E APATIA

Na manhã de ontem ouvi vários programas de rádio de Blumenau que permitem a participação do ouvinte e todos chamam a atenção pelo modo assistencialista que os apresentadores tratam a população. Mas o que chama mais a atenção é a promiscuidade com que o blumenauense trata os assuntos da cidade. Reclama, com alguma razão, que o poder público não faz a sua parte, quando ele munícipe, muitas vezes, é quem cria o maior problema.
Num dos casos, uma senhora reclamou que seus vizinhos jogam lixo no rio perto da sua casa, e ela tem medo que uma nova enxurrada leve mais um pedaço do seu terreno, mas quer que a prefeitura faça a dragagem daquele córrego. Chegou a insinuar que a empreiteira que está fazendo o trabalho de assoreamento das margens dos rios na cidade só o faz para alguns.
Não vou comentar especificamente esse caso, até porque outros desse tipo acontecem todos os dias, mas não seria melhor denunciar os vizinhos que jogam o lixo no rio?
O poder público falha todos os dias, mas o munícipe também comete seu erros que acabam prejudicando toda a cidade?
Assim é fácil!

PARABÉNS FLORIPA



Como já disse, estive por lá no fim de semana conversando com muita gente, e não me canso de dizer que Florianópolis tem uma das vistas mais belas do Brasil. A beira mar norte e a ponte Hercílio Luz, na minha opinião, são belos cartões postais, assim como a Catedral, que foi reformada e entregue para a cidade no dia do seu aniversário.
Florianópolis nasceu no dia 23 de março de 1726 e com seus 283 anos completados ontem, está cada vez mais mágica.
Parabéns Florianópolis.




Sérgio Eduardo de Oliveira – 24/03/2009

2 comentários:

  1. Sabe amigo, infelizmente temos q apelar para os blogs, pq os jornais catarinenses escondem os fatos. Até agora, muito pouca coisa publicada sobre o julgamento do governador do estado. A mídia infelizmente é vendida e esconde as coisas.

    Espero que vocês responsáveis por este blog mantenham o povo catarinense informado sobre esta situação que está acontecendo "por baixo dos panos". Estarei entrando diariamente no blog para novas noticias sobre o assunto. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. nao se iludam com o verdao. terminou o campeonato e o sandro glatz vende o time todo e ganha um dinheirao junto com os empresarios que compraram cotas do metro participacao que ele administra

    ResponderExcluir