sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ELOGIOU ARMINDO VOGUE



Ontem, na sessão da Câmara de Blumenau, a vereadora Norma Dickmann (DEM) deu um belo exemplo de como se faz política e de como analisar uma situação adversa frente a um veículo de comunicação. Ontem de manhã o radialista Armindo Vogue, no seu programa matinal na Rádio Blumenau AM, fez uma enquête para saber quem era o melhor e o pior vereador para os seus ouvintes.
Norma Dickmann ganhou disparado como a pior vereadora, segundo os ouvintes que participaram. Mas, com uma atitude de quem mostra saber absorver as críticas, elogiou Armindo na tribuna pelo seu programa e pelo seu trabalho na Rádio Blumenau e só pediu pra que os participantes não levem suas opiniões pelo lado partidário, mas analisem o trabalho do vereador de uma forma isenta.
Confesso que estava na onde de pensar que a vereadora Norma era realmente uma representante que podia fazer mais pela comunidade, mas tenho que dar os parabéns pela atitude de uma pessoa que sabe reconhecer e receber críticas, diferente de muitos colegas de trabalho dela que se acham a última bolacha do pacote.
Espero que aprendam com a vereadora Norma.

LISTA NEGRA

O vereador Vanderlei de Oliveira (PT) elaborou uma lista com os 192 candidatos a vereador de Blumenau mais bem colocados na eleição de 2008. Destes, 15 são vereadores e 1 é Secretário Municipal (Mário Hildebrandt).
Dos 176 restantes, segundo o vereador, 78 são da coligação que elegeu o Prefeito João Paulo Kleinubing (DEM) e destes, 38 foram nomeados para algum cargo em comissão na Prefeitura de Blumenau.
Isso prova que apenas ser candidato e fazer um punhado de votos já pode servir de moeda de troca na hora de buscar uma vaga na Prefeitura.
Obviamente que isso não é uma particularidade do DEM, mas que a conta ta sendo alta, disso ninguém duvida.
E o pior é que eles contratam e a gente é quem paga.

DECIDIDO



O Democratas de Blumenau já escolheu seus candidatos a deputado estadual e federal para as eleições de 2010. Jean Kuhlmann e Ismael dos Santos serão os dois que vão concorrer a Assembléia Legislativa, por já serem detentores de mandato. Para a Câmara Federal, os nomes escolhidos foram de Jovino Cardoso Neto, que tem o apoio da Assembléia de Deus, e Marcelo Schrube que já ocupa am presidência da Juventude Estadual.
Ficaram de fora da disputa o vereador Fábio Fiedler, que desistiu em favor de Schrube, e o secretário de Ação Social, Mário Hildebrandt, que enviou e-mail para esse blogueiro dizendo ter sim representatividade no Vale do Itajaí.
Já os militantes do PDT receberam a notícia de que suplente de deputado estadual César Cim, presidente do partido em Blumenau, não deve disputar as próximas eleições por questões financeiras. Ele considera uma campanha para a disputa pelo cargo muita cara e diz não ter onde buscar sozinho toda a verba necessária.

O CORTE DE LULA

Dos cortes no orçamento das emendas dos parlamentares catarinenses, 4 destaco como de maior relevância para o Vale do Itajaí: a construção da ponte que liga a cidade de Itajaí ao município de Navegantes; Apoio a obras preventiva de desastres em SC; a adequação do trecho que liga a cidade de Timbó a BR 470 e também a 477 e a implantação do Anel Viário da cidade de Gaspar. Somadas, essas obras tinham um valor a receber de R$ 98.171.590,00, mas acabaram ficando com apenas R$ 12.384.550,00, ou seja, pouco mais de 12% do valor original.
Alguém tem alguma dúvida que os prefeitos terão que correr com o pires na mão para pedirem dinheiro para fazerem as obras emergenciais?
O vereador Fábio Fiedler (DEM) disse no seu pronunciamento de ontem, na Câmara de Blumenau, que esses cortes tem um porque. Segundo ele, é justamente para que os prefeitos acionem a Senadora Ideli Salvatti (PT) para que ela interceda junto ao governo federal e possa, mais tarde, se beneficiar politicamente com a liberação de verbas justamente em um ano eleitoral, onde a senadora pretende concorrer ao governo do estado.
Se isso for verdade, será uma bruta falta de consideração com a população brasileira.

CONVIDOU

Ontem o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing, esteve na Câmara de Vereadores para mostrar o projeto viário que pretende implantar na cidade de Blumenau. Depois da explanação, convidou os 15 vereadores para irem, no dia 22 de setembro, o dia mundial sem carro, até o prédio da prefeitura de bicicleta como forme de incentivar o blumenauense a usar mais esse meio de transporte.
Vendo a forma física de alguns vereadores, eu não acredito que todos vão topar essa idéia. Vão ter que chamar o Samu para acompanhar esse cortejo.

NÃO ENTENDO

Uma coisa eu ainda não entendi. O projeto do vereador blumenauense Napoleão Bernardes (PSDB), que obrigava os bancos a colocarem seguranças nos caixas eletrônicos não passou por entender-se que era inconstitucional.
Mas a Caixa Econômica obrigar os donos de casas lotéricas de todo o país a colocarem seguranças privados pode?
Isso não são dois pesos e duas medidas? Porque o banco, que teoricamente tem mais recursos, não pode ser obrigado a dar mais segurança para seus clientes e as casas lotéricas, que são tocadas por pequenos empresários, que já pagam uma conta absurda para se manterem, tem que assumir mais esse ônus?
Já não basta serem assaltados todos os dias por causa da falta de segurança pública oferecida pelo estado?
São muitas perguntas sem uma resposta que nos convença.

AO VIVO NA INTERNET

Desde o último dia 24 que a Câmara Municipal de Timbó já transmite, ao vivo, as sessões do legislativo através do site www.camaratimbo.com.br.
A iniciativa tem o objetivo de aproximar a Câmara da comunidade e manter a transparência dos trabalhos legislativos, segundo o presidente da casa, vereador Waldir Girardi (PP).
Além da sessão ao vivo, a população tem acesso às sessões anteriores. O sistema está sendo adotado por vários municípios no Brasil e espera-se que a população comece a participar mais das decisões na sua cidade.
Durante a transmissão, aproximadamente 30 internautas puderam conferir ao vivo a sessão, segundo dados da empresa Timbonet, responsável por hospedar o arquivo.
Para quem quiser acompanhar ao vivo as sessões, elas acontecem sempre às segundas-feiras a partir das 18 horas. Para quem mora em Timbó, também pode comparecer na própria Câmara para assistir as reuniões dos vereadores.
O povo tem que pensar que só há mudanças com a participação popular.



Sérgio Eduardo de Oliveira – 28/08/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário