sexta-feira, 14 de agosto de 2009

MUDANÇA NO SANTA

Hoje a tarde será apresentado para os funcionários o novo gerente comercial do Jornal de Santa Catarina. A pessoa assume o cargo no lugar de Cristine Deboni, que sairá de licença maternidade pelo menos até fevereiro de 2010.
As duas da tarde prometo divulgar o nome.

CONSELHO



Ontem, na tribuna da Câmara de Vereadores de Blumenau, o vereador Marco Antonio Wanrowsky (PSDB) sugeriu a Secretaria de Saúde do município que se descentralize o atendimento das pessoas com gripe. Na visão dele, deveria-se utilizar os 4 ambulatórios gerais para o atendimento dessas pessoas nos bairros, evitando que elas venham até o centro da cidade, pois para ele, quanto menor o número de pessoas circulando, mais rápido esse problema será resolvido. “A triagem tem que ser feita nos bairros”, salientou.
Segundo o vereador, “não adianta de nada suspender as aulas e as pessoas irem para o shopping”. Wanrowsky sugeriu também que se utilize o Programa de Saúde da Família (PSF) para fazer o acompanhamento, nas residências, daquelas pessoas que já estão doentes.
Depois do seu pronunciamento, Marco Antônio falou com o secretário de saúde licenciado, Marcelo Lanzarin, e repetiu as sugestões feitas no plenário da Câmara.
Lanzarin gostou e prometeu estudar a questão.

DEPUTADOS DO DEM 1

Ontem o prefeito João Paulo Kleinubing e Nelson Santiago, Presidente municipal do DEM, almoçaram com os vereadores Democratas de Blumenau para discutir as indicações a deputado federal do partido.
Estavam presentes os vereadores Marcelo Schrube, Fábio Fiedler, Jovino Cardoso Neto, Norma Dickmann e também o secretário Mário Hildebrandt, que é vereador, mas está licenciado. Antônio João Veneza não participou porque está viajando, mas ligou para Nelson adiantando que não é candidato e que vai apoiar o candidato que o partido escolher.

DEPUTADOS DO DEM 1

Foi colocado para os cinco participantes que o partido vai lançar dois candidatos a deputado federal e perguntaram quem se disporia a participar desse processo de escolha. Jovino, Schrube, Fiedler e Hildebrandt informaram que tem interesse na disputa pelas duas vagas.
Com isso, Nelson e João Paulo pediram que eles chegassem a um consenso em no máximo duas semanas. Caso os quatro postulantes não cheguem a um acordo, JPK e Santiago vão fazer o papel de mediadores para a escolha de dois nomes. Mesmo assim, se ainda não entrarem num consenso, o diretório municipal vai escolher através do voto, mas essa possibilidade acontecerá apenas em último caso.
Jovino sai na frente por ter sido o vereador mais votado em 2008 e por ter a Assembléia de Deus do seu lado. Schrube entra como a segunda força por ser presidente estadual da juventude Democrata, tem mais espaço estadual do que Fiedler e ainda goza de mais prestígio com o prefeito João Paulo. O que pesa positivamente para Fábio Fiedler é que ele teve mais votos do que Schrube nas últimas eleições. Já Mário Hildebrandt entra como o azarão, podendo ficar com a vaga caso dois deles desistam da disputa.

ABAIXO ASSINADO



Não foi como os organizadores do Comitê contra a Concessão do Esgoto Sanitário de Blumenau a coleta de assinaturas na tarde de ontem na rua XV de novembro. Segundo um dos participantes, a população ainda não se conscientizou da importância de responder o referendo organizado pelas entidades contrárias a implantação do esgoto por uma empresa privada.
É o que eu sempre digo: o povo de Blumenau só reclama depois que a coisa já está instalada. Até lá, pouca gente acha importante.
Só quero ver na hora de vir a conta. Aí todo mundo vai ligar para a rádio reclamando, só que vai ser tarde demais.

PONTES 1

A prefeitura de Blumenau enviou ontem a informação de que a Intendência da Vila Itoupava está realizando as recuperações de inúmeras pontes naquela localidade. Para esta semana está previsto o término da reforma da ponte da Rua Bruno Kummisch, que tem 12 metros de extensão. A obra vai beneficiar 12 famílias da localidade que dependem da melhoria do local para ter acesso ao Centro do Distrito. Há uma semana foi entregue a reforma da ponte da Rua Munique.
“Nossa prioridade, no momento, tem sido as reformas de pontes e a macadamização de nossas ruas”, comenta Mário Schawnke, intendente do Distrito.

PONTES 2

Essa informação me fez lembrar o pronunciamento do vereador Vanderlei de Oliveira (PT) da última terça-feira, na sessão da Câmara de Vereadores, que fez uma denúncia de um suposto superfaturamento nas reformas de três pontes da cidade de Blumenau.
Não sei como são e de que são feitas as pontes da Vila Itoupava, mas pode-se comparar o quanto foi gasto na reforma das pontes da Vila com a reforma das pontes da rua Itororó, da rua Carlos Pagel e da rua Julio Michel, citadas pelo vereador Vanderlei.

DECISÃO JUDICIAL

Uma liminar expedida pela justiça de Xanxerê, no meio oeste do estado, decidiu pela suspensão das aulas em todas as unidades de ensino das cidades de Xanxerê, Faxinal dos Guedes e Bom Jesus por causa da gripe A.
Caso a determinação do juiz não seja cumprida, o governo do estado pode ter que pagar multa diária de R$ 50 mil.
A Secretaria de Educação Estadual ainda não se pronunciou sobre o assunto. O Oeste e o Sul catarinense são as regiões mais afetadas com a chamada gripe suína.

SERVIÇO AMBULANTE



Na tarde de ontem, na sessão da Câmara de Blumenau, o vereador Fábio Fiedler (DEM) apresentou um requerimento solicitando a criação de uma comissão especial temporária para discutir o serviço ambulante no município.
A comissão, que deve durar aproximadamente 6 meses, tem o objetivo de estudar as condições em que o comércio ambulante se encontra atualmente para propor uma lei que regulamente este tipo de serviço na cidade.
Cinco vereadores, um de cada partido, farão parte dos trabalhos e os nomes devem ser indicados na próxima sessão ordinária.
Numa das entrevistas dadas no programa Passando a Limpo, da Rádio Blumenau, o vereador Fábio Fiedler já havia confidenciado que era um absurdo a Vigilância Sanitária permitir que se venda qualquer tipo de alimentação sem que haja o mesmo controle de qualidade que se tem com bares e restaurantes.

LOUCURAS DA GRIPE A

Ontem de manhã, na Rádio Blumenau, no programa do Alexandre Pereira, ouvi uma senhora dizer que tinha conversado com uma enfermeira que tinha dito para ela que já haviam morrido muito mais gente do que o anunciado pela prefeitura.
O ouvinte liga e diz o que quer, mas tem que se tomar mais cuidado com o que se divulga por aí, ainda mais quando o apresentador fica repetindo várias vezes uma coisa que ninguém tem certeza se realmente é verdade.
Quem me garante que essa senhora não é uma dona de farmácia que quer aumentar seus lucros com a venda de álcool gel e máscara. Tem muito comerciante enchendo o bolso com a falta de discernimento do povo brasileiro, que acha que, comprando álcool e máscara, tá livre da gripe.
Ora meus amigos, a primeira coisa que pode livrar você da gripe A é a informação.
Quem não procura buscar a verdade sobre a doença, vai continuar pagando R$ 9,00 por 150 ml de álcool gel nas farmácias da cidade.

PARA O BÁSICO NÃO TEM?

Depois que as doze sedes da Copa de 2014, que vai acontecer no Brasil, foram escolhidas, a CBF mandou um recado para o governo Lula dizendo que dos 12 estádios, 9 vão precisar de dinheiro público para ficarem prontos até o início do mundial.
Num país onde não tem dinheiro para a saúde, educação, estradas e escolas, vão despejar um caminhão de recursos para reformar estádio de futebol, que são propriedades privadas, para um evento que dificilmente o brasileiro de classe média e baixa poderão participar.
De onde será que vem essa verba? Obviamente que do mesmo governo que deixa as pessoas na fila do SUS a espera de tratamento, do mesmo governo que prefere fazer assistencialismo ao invés de educar, do mesmo governo que enche as burras de banqueiros enquanto a população paga juros de 7% ao mês.
Polícia neles, bando de aproveitadores.






Sérgio Eduardo de Oliveira – 14/08/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário