quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DOAÇÃO DE SANGUE

Amigos,
A namorada do Francisco Fresard, colunista do Jornal de Santa Catarina, sofreu uma cirurgia de emergência no último domingo a noite e está precisando de sangue. Quem puder doar, pode procurar o Centro Hemoterápico Blumenau, anexo ao Hospital Santa Isabel, e doar em nome de Petra Jordan. Agradeço a todos antecipadamente. Se possível, repassem a seus amigos também.
Esse é um gesto simples e rápido, mas importante para quem precisa.

UM DIA COM MUITOS CARROS



Ontem era para ser o dia sem carro, mas pelo menos em Blumenau e Florianópolis pareceu um dia com muitos carros. A chuva deu uma ajudinha para que isso ocorresse, mas mesmo assim muitos preferiram não tomar conhecimento desse dia e pegaram seus veículos para irem a todos os lugares possíveis. Era engarrafamento por todos os lados, em todas as regiões das duas cidades, principalmente nas áreas centrais.
Mesmo assim é importante dar continuidade à esse trabalho, porque daqui a pouco a maioria vai se conscientizar da necessidade de usar transportes alternativos como a bicicleta do Samba.
Eu andei a pé o dia inteiro e não me estressei. Já os motoristas...

COMEÇOU A PRIMAVERA

Ontem, às 18:18 horas, começou a Primavera. Esperava-se que, com a mudança da estação, tivéssemos um volume menor de chuvas e mais tranqüilidade para aquelas pessoas que moram em áreas de risco na cidade de Blumenau e em todo Vale do Itajaí.
Mas, segundo as previsões do Climatempo, o El Niño vai influenciar o clima na região sul, causando o aumento do volume das chuvas.
Então, para quem está morando em regiões de risco, tenham a máxima atenção com os movimentos da natureza.
Tomara que as previsões não se confirmem.

COMANDO PROVISÓRIO

Ontem publiquei uma nota informando que o PV de Santa Catarina continuaria com o advogado Gerson Basso no comando, recolocado lá pela executiva nacional.
Então perguntei para Ivan Naatz, suplente de deputado estadual do partido, como ficariam as duas alas com essa determinação. Segundo Ivan, esse retorno de Basso ao comando do PV se deu por conta da proximidade do fim do prazo de filiações para quem quiser ser candidato em 2010 e tem a duração de apenas 30 dias.
Depois, uma nova executiva será formada por um grupo designado pela pré-candidata à presidência, Marina Silva.
Pelo que se vê o PV do estado irá rachado nas eleições do ano que vem.

NEI SILVA E IVO CARMINATTI



O radialista Nei Silva vai estar frente a frente com o Secretário da SC Parcerias, Ivo Carminatti, na audiência que tenta provar que ele, Nei, não tentou chantagear o governo do estado.
O radialista também vai ter que encarar o Secretário de Comunicação Derli Anunciação, nesta quinta-feira, às 16:00 horas, na 3ª Vara Criminal em Florianópolis.
Nei Silva é o autor do livro “A Descentralização no Banco dos Réus”, que conta de toda a história do uso da empresa Metrópole para divulgar ações de Luiz Henrique em 2005 e 2006.
Como disse Nei no e-mail enviado, “corda que tem uma ponta, tem outra”.
A chapa pode esquentar no ano que vem.

MARCELINO PARA DEPUTADO?

O presidente da CDL de Blumenau já anunciou sua filiação no PMDB local. Segundo ele, é para ser o candidato a deputado federal da região.
Mas a pretensão do já Deputado Federal João Matos pode estragar tudo. Matos quer fazer dobradinha com Paulo França para ambos serem os únicos candidatos do PMDB a Câmara e a Assembléia de SC.
Na reunião do partido que aconteceu em Indaial na última sexta-feira, João Matos rasgou elogios à Paulo França. “O Paulo França se mostrou um secretário que marcou época. Competente, foi destaque na Descentralização. O companheiro merece, certamente, o compromisso único e estou certo que vai vencer em 2010”.
Mas recebeu muitos elogios e o apoio do presidente do PMDB de Blumenau, César Botelho.
“Precisamos ter um representante do Vale na chapa Majoritária. Mas este nome precisa ser o seu, Deputado João Matos”.
Resta saber se todas essas manifestações são verdadeiras. Como se sabe, tanto Paulo França quanto César Botelho rezam pela cartilha de Renato Vianna, que já prejudicou e foi prejudicado por João Matos em 2002 e 2006.

MEIA-ENTRADA PARA PROFESSORES

Foi aprovado ontem no plenário da Assembléia de SC o projeto de lei, do deputado estadual Sargento Amauri Soares (PDT), que assegura aos professores estaduais o pagamento de meia-entrada do valor cobrado em casas de diversão, espetáculos teatrais e musicais, cinemas, em praças esportivas e similares das áreas de esporte, cultura e lazer. Serão beneficiados pela lei os professores efetivos e temporários das escolas de 1º, 2º e 3º graus de todo o estado. Para terem o benefício, os servidores deverão portar carteira funcional, expedida pela Secretaria de Educação.
Segundo o Deputado Amauri Soares, a Constituição assegura o acesso à cultura a todos os brasileiros, ressaltando ser um aspecto da vida coletiva que envolve a produção e transmissão de pensamentos, além da criação intelectual e artística, já que no processo cultural estão embutidas informações, idéias e provocações.
Vamos ver como reagirão os promotores de espetáculos e donos de cinemas e casas de diversão.

SUSPEITANDO DA PONTE

A ponte da rua Itororó, na Velha, vem se tornando uma pedra no sapado da Prefeitura de Blumenau e também para a 15ª Secretaria Regional. Tudo por conta do valor gasto para fazê-la, que foi de R$ 2,3 milhões.
Alguns moradores do Garcia, segundo o vereador Vânio Salm (PT), disseram que foi feita lá uma ponte idêntica e gastou-se R$ 700 mil.
No seu pronunciamento na Câmara de Blumenau de ontem, Vânio mostrou imagens da ponte da rua Itororó e disse que a comunidade está questionando o valor gasto com a obra. Ele já encaminhou requerimento pedindo o projeto e as planilhas de custo para saber o que foi gasto.
Como já escrevi tempos atrás, tem gente que já tem um laudo mostrando a verdadeira situação dessa e de outras pontes em Blumenau.
Vamos aguardar os próximos capítulos.




Sérgio Eduardo de Oliveira – 23/09/2009




Um comentário:

  1. Sérgio
    Acompanho sempre com muita expectativa seu blog. Matérias sempre atuais e importantes.Parabéns pelo trabalho e sucesso em sua carreira.
    Abraços Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

    ResponderExcluir