quarta-feira, 9 de setembro de 2009

DOIS GRANDES CARAS



Inicio o Blog de hoje fazendo uma homenagem à dois grandes membros da imprensa de Blumenau. Amauri Pereira, da Rádio Blumenau AM 1260, e Vilmar Minosso, da CBN AM, são dois grandes caras que, faça chuva ou faça sol, fim de semana e feriados, estão na labuta atrás dos acontecimentos da cidade de Blumenau.
Ambos estão merecendo, mais do que muitos outros, uma daquelas comendas e moções que os vereadores da cidade tanto distribuem a revelia.
Pensem nisso.

E A LEI QUE PROIBE BEBIDAS NOS PARQUES?



No dia 7 de setembro fui até o Parque Ramiro Ruediger para um momento de lazer. Chegando lá, vi dois rapazes bebendo cerveja próximo ao estacionamento, coisa que é proibido em Blumenau. Então fotografei a cena. Mais tarde, quando passei pelo mesmo lugar, eles continuavam a beber tranqüilamente a sua cerveja, mas agora com uma viatura da polícia militar parada bem próxima. Fotografei novamente aquela situação.
Há uns cem metros pra frente, quando fazia minha caminhada, fui parado pelos soldados Ramalho e Paes que perguntaram meu nome, onde trabalhava, o que fazia e, pasmem, se eu havia tirado foto deles perto dos dois moços que estavam bebendo.
Enfim, tentaram me intimidar por conta daquela situação flagrada por mim.
Só “baixaram a guarda” e deixaram de lado o ar ameaçador quando disse que era jornalista. Logo depois informaram para os rapazes que não era permitido beber ali, mas somente isso.
E a festa continuou. Agora cada um tire as suas conclusões.

A LISTA DO VANDERLEI

Depois que divulguei a lista de candidatos a vereador de 2008, enviada pelo vereador Vanderlei de Oliveira (PT), que foram nomeados para cargos em comissão na Prefeitura de Blumenau, recebi alguns e-mails contestando e outros confirmando a informação.
O primeiro foi do próprio vereador Vanderlei, que ratificou que Otacílio Krucinski (Tatá), do PMDB, foi nomeado Gerente de Praças e Jardins, publicado no Boletim Oficial do Município nº 1447, folhas 13, Portaria 12.664 de 13 de março de 2009.

CORREÇÃO



Um outro e-mail que recebi foi do candidato a vereador do PSDB em 2008, Mauricio Goll, que informou que não está ocupando cargo algum na Administração Municipal.
Segundo ele, está lotado no Gabinete do Deputado Estadual Giancarlo Tomelin como Secretário Parlamentar e a noite trabalha na empresa Cremer, das 23 às 5 horas, para reforçar o orçamento. Goll disse que foi convidado para assumir um cargo de Diretor na prefeitura, mas não aceitou. Ele informa que foi nomeado e exonerado num período de dois dias e que nunca assumiu efetivamente.
Mas o vereador Vanderlei informou que Jackson Labes, um candidato do PTB no ano passado, se apresenta como fiscal de uma ponte que está sendo construída no Progresso, na rua Euclides Antônio de Souza, mas não localizou a forma da contratação e nem por quem ele foi nomeado.
Neste caso, paira a dúvida,

NOVA EXECUTIVA

O advogado Ivan Naatz enviou e-mail para o blog informando que no próximo dia 10 toma posse a Nova Executiva Municipal do Partido Verde.
Naatz está se afastando da Presidência municipal para assumir como Vice-Presidente Estadual do PV e se dedicar inteiramente a sua campanha a Deputado Estadual.
Juliano Gonçalves, que também é Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí, vai ficar com o cargo de presidente do partido na cidade, tendo como 1º vice-presidente o suplente de vereador, João Valle, que recentemente se desligou do DEM. O 2º vice será o proprietário da TV Galega, Altair Carlos Pimpão.
Segundo Ivan Naatz, o PV regional convidou a ex-secretária de educação professora Dinorá Gonçalves, a colocar seu nome a disposição do Partido Verde para a vaga de candidata a Governadora, caso se confirme a candidatura de Marina Silva.
Ele diz também que outras lideranças estão sendo esperadas no evento e já prometeram se filiar.

CÂMARA AO VIVO NA INTERNET

Desde a semana passada que todos podem assistir as sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Blumenau pela Internet. Para isso, basta acessar o site http://www.camarablu.sc.gov.br/. Segundo o vereador e presidente da casa, Jens Jurgen Mantau, “definitivamente somos a Câmara pioneira em Santa Catarina para que a população possa acompanhar o trabalho dos parlamentares onde estiver”.
Neste caso, tenho que fazer uma correção. Até onde sei, a Câmara de Vereadores de Timbó, cidade vizinha a Blumenau, já havia lançado o mesmo serviço antes da Câmara de Blumenau. Diferente do que disse Jens, eles não podem ser considerados pioneiros.
Mas mesmo assim é um bom avanço para o legislativo municipal.
Agora ninguém vai poder dar a desculpa que não tem chance de acompanhar o trabalho dos vereadores.

CASO NEI SILVA

Segundo e-mail que recebi do Nei Silva, da Revista Metrópole, amanhã, ás 14:00 horas, na 3ª Vara Criminal de Florianópolis, o juiz Leopoldo Augusto Brüggmann ouvirá as testemunhas de acusação do caso da Revista Metrópole com o Governo Luiz Henrique. Vão depor o diagramador do livro “A Descentralização no Banco doa Réus”, Alexandre Real, o policial civil que prendeu Nei, Antônio C. Bittencourt, Içuriti Pereira da Silva, ex-presidente da Codesc e tesoureiro do PMDB em SC, e o delegado Renato Hendges, da Deic de Florianópolis. O advogado de Nei Silva, Benjamin Coelho Filho, disse que vai jogar duro com prova contundente e constrangedora.
Nei Silva termina a mensagem com a seguinte frase: “Diante do exposto e sobre a luz da verdade, este processo é público, porém pertinente que a sociedade tenha informação do seu desdobramento”.
Portanto, aí está a informação.

DEUSDITH JUNIOR NOMEADO

Deusdith Junior, filho do vereador Deusdith de Souza (PP), foi nomeado ontem pela Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para o cargo de Diretor do Departamento da Mobilidade Urbana, junto ao Ministério das Cidades.
Segundo Deusdith Junior, que também é membro da executiva municipal do PP, “é a contemplação de um importante espaço no Governo Federal, cuja atuação pessoal terá como objetivo principal auxiliar as cidades catarinenses na obtenção dos recursos disponíveis no Ministério”.Ele também disse que “neste momento, qualquer projeto pessoal deve estar em segundo plano, dada a importância para nosso estado a ocupação deste espaço”.
Entre outras atribuições, ele cuidará das ações vinculadas ao PAC da Mobilidade, com lançamento previsto para novembro deste ano, e contemplará os investimentos do Governo Federal em soluções para a Mobilidade Urbana nos municípios, incluindo os investimentos nas cidades sede da Copa de 2014.
Não resta dúvida que ele, assim como fez Deusdith de Souza na década de 90, está pavimentando a sua carreira política, já que o pai não pretende mais se candidatar a vereador em 2012.

AJUDA

Segundo a assessoria de comunicação de Ideli Salvatti (PT), a Senadora fez contato com a secretária nacional da Defesa Civil, Ivone Valente, na tarde de ontem para pedir apoio aos municípios catarinenses atingidos pelos fortes ventos e chuvas neste início da semana. A Defesa Civil Nacional confirmou o envio de 11 mil cestas básicas e 15 mil unidades de cada item do kit abrigamento (colchão, lençol, cobertor) para a Defesa Civil do Estado. Segundo Ideli, a secretária precisa aguardar a avaliação de danos para uma análise mais criteriosa e possível liberação de recursos.
Guaraciaba, a cidade mais atingida em Santa Catarina, é que tem a pior situação neste momento. Segundo o prefeito Ademir Zimmermann, além das 4 mortes já confirmadas, ainda há muita coisa para ser feita. A cidade foi atingida por um vendaval, com ventos de 130 km/h, o que causou muito estrago e deixou muitos feridos na localidade.

AUMENTO DE VEREADORES



A votação da PEC 336/09, que aumenta o número de vereadores no Brasil, é o destaque do plenário da Câmara dos Deputados nessa semana. Os deputados devem votar a matéria em primeiro turno em sessão extraordinária na tarde de hoje.
Para as sessões ordinárias, estão previstas as votações dos destaques à Medida Provisória 465/09, que está trancando a pauta, e três projetos de lei com urgência constitucional, vencida. Em protesto contra o regime de urgência determinado pelo governo para os quatro projetos com o marco legal para exploração do pré-sal, a oposição declarou que vai obstruir os trabalhos.
A PEC 336/09 é oriunda do Senado e resulta do desmembramento da PEC 333/04, aprovada pela Câmara no ano passado. Ela aumenta de 3 para 24 as faixas de distribuição do número de vereadores que os municípios podem ter com base na população. Isso representará cerca de oito mil vagas a mais que as existentes.

ARTICULANDO

No dia 3 de outubro vai acontecer o 1º Encontro de Vereadores, ex-Vereadores e suplentes de Vereadores do PSDB de Santa Catarina. O evento vai acontecer no Centro de Eventos Portal das Pedras, em Camboriú, e vai contar com a presença do governador de SP, José Serra, do vice-governador Leonel Pavan, de deputados federais e estaduais, prefeitos e secretários de estado.
Segundo alguns tucanos, esse encontro já servirá para que o PSDB de Santa Catarina comece a planejar as ações visando as eleições de 2010.
Querem organizar estratégias para que Pavan seja, de fato, o candidato da polialiança e também pretendem fazer com que Luiz Henrique cumpra a promessa de passar o comando do governo, em 2010, para seu vice.
O PSDB pretende se calçar contra as investidas de Eduardo Pinho Moreira, presidente do PMDB/SC, para uma eventual aliança com o PT.




Sérgio Eduardo de Oliveira – 09/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário